FOTO_COMEC%25CC%25A7A_AGORA_E_PAGA_QUAND

A Importância de Planear as Tuas Refeições



Planear é uma etapa fundamental para garantir o sucesso de algo. E a alimentação não é exceção!

Num mundo onde o dia a dia é vivido numa correria, o hábito de planear refeições é cada vez mais popular e traz diversas vantagens à vida de quem o adota.

Como a alimentação é determinada com antecedência, deixa de existir o pensamento constante sobre o que comer na refeição seguinte, sendo menos uma preocupação, e as escolhas acabam por ser mais saudáveis e nutritivas.

Se a alimentação não está definida e é decidida “à última da hora”, é frequente optar-se por refeições consideradas mais práticas e rápidas, onde estão incluídas as refeições pré-preparadas, fast-food e alimentos fritos e processados, que são, na sua grande maioria, menos adequadas nutricionalmente. E também, pode levar a que o mesmo menu seja repetido, constantemente, por falta de tempo e de imaginação. O planeamento contraria isto, permitindo uma maior variedade dos alimentos e das receitas e, ainda ajuda a evitar a ocorrência de excessos à mesa, a tentação de petiscar entre refeições ou longos períodos de jejum.

Para além disto, este planeamento pode contribuir para uma poupança económica e uma redução a nível do desperdício alimentar, pois torna mais claro quais os produtos a colocar na lista de compras e o que será utilizado, evitando a compra de alimentos desnecessários.

Pode apenas haver o planeamento das refeições ou pode ainda existir a preparação das mesmas, refrigerando ou congelando por doses.

O planeamento das refeições pode ser diário, semanal ou até mensal, e aplicar-se tanto nas refeições principais como nos lanches. É também indicado para todos os tipos de objetivos, quer seja perder massa gorda, ganhar massa muscular ou apenas manter o peso, pois contribui para uma ementa variada e equilibrada - Princípios fundamentais para uma alimentação saudável.


Planear as tuas refeições

Otimiza o teu tempo sem comprometer a tua alimentação!

5 visualizações0 comentário