FOTO_COMEC%25CC%25A7A_AGORA_E_PAGA_QUAND

Peso Ideal: Existe? Mitos e Verdades


O peso ideal! Dos temas mais controversos da atualidade é uma preocupação que vai além do nível da saúde e toca tantas vezes no nível estético. Mas a questão

Para além do aumento do risco de doenças metabólicas e cardiovasculares, o excesso de peso igualmente aumenta o risco de vários tipos de cancro. Existirá então um peso ideal (saudável)?

Para delimitar se um indivíduo tem um peso saudável ou não, é normalmente utilizado o chamado índice de massa corporal (IMC), mas será suficiente? É um cálculo que divide as pessoas em quatro categorias:

· Pessoas que estão abaixo do peso: - 18,5 IMC;

· Peso normal de18,5 a 24,9 IMC;



· Sobrepeso de 25 a 25,9 IMC;

· Obesos: + 30 IMC;

Mas será que conseguimos calcular o peso ideal?

Entretanto, como o IMC (índice de massa corporal) se baseia apenas em altura e peso, não atenta as proporções de osso, músculo ou gordura de cada indivíduo. Por exemplo, um indivíduo com uma massa muscular elevada e com pouca massa gorda, terá provavelmente um maior IMC em comparação com alguém com mais massa gorda e menos massa muscular, isso acontece porque o músculo é quatro vezes mais denso e abalança mais do que o tecido adiposo.



O fator idade também não é ponderado no cálculo do IMC. Com o envelhecimento, sucedem mudanças na simetria entre a gordura corporal e a massa magra. A proporção da gordura corporal aumenta, mas a massa magra diminui. Quando avaliamos apenas o peso e a altura, não conseguimos verificar essa dissemelhança das proporções.

Portanto, o uso de métodos de medição suplementares, como por exemplo a circunferência da cintura, pode dar uma indicação mais exata e completa do risco para a saúde. O perímetro abdominal é um indicador de saúde que, apesar de não se







r perfeito, é um indicador do aparecimento precoce de algumas situações de doença associadas ao aumento do perímetro abdominal como hipertensão, diabetes, obesidade e hipercolesterolemia. O ideal é ter um perímetro inferior a 94cm nos homens e 80cm nas mulheres. Se os valores forem maiores que 102 cm no homem e 88 cm na


mulher, então o risco de início precoce de uma doença cardiovascular é muito alevantado. Portanto, além do IMC e da circunferência da cintura, devem considerar também os seguintes fatores de risco ao determinar o seu peso corporal ideal:

· Colesterol LDL (mau colesterol) alto e colesterol HDL (bom colesterol) baixo

· triglicerídeos elevados

· tabagismo

· história familiar de doença cardíaca prematura


64 visualizações0 comentário