Consciência Corporal e a sua Importância para um treino à tua medida!
Primeiramente dizer que consciência corporal está relacionada com a capacidade de perceção do teu corpo como um todo, de forma profunda e completa: saber os nossos limites, entender os movimentos, a relação do corpo com o ambiente e do quanto somos capazes.
E se é fácil de conseguir? Não! Tanto é que há muitas pessoas a fazer mais do que podem, conseguem e devem, pois, afinal, nem todos os corpos são iguais e há que respeitar as devidas limitações. Caso contrário, este poderá ser o motivo pelo qual te sentes sempre muito cansado depois de treinar, bem como a razão pela qual não consegues atingir os objetivos a que te propuseste, e que por consequência te levam facilmente a desistir!
O que deves fazer para desenvolver a consciência corporal?
Presta atenção:
1. Deves sempre fazer um aquecimento correto, sobretudo na zona do corpo que mais irás treinar, se te dedicares a um treino mais exclusivo que será mais solicitada no treino;
2. Opta por treinar com o peso do corpo ou menos carga para isolar os músculos que serão trabalhados;
3. Executa os exercícios de forma lenta e controlada; Em exercícios com um pé apoiado no chão, foca-te em “agarrar” o chão com os dedos do pé mantendo o calcanhar bem apoiado no chão.
4. Não havendo uma correta consciência corporal durante o treino, tal pode levar a que realizes os exercícios sem uma boa componente técnica, arriscando-te a efetuar um número excessivo de repetições. Por sua vez, isso pode levar a uma fadiga que é prejudicial ao treino e, consequentemente ao teu estado físico e emocional.
De que forma a consciência corporal pode melhorar os resultados do treino?
Ter a perfeita noção do teu corpo é um aliado essencial para quem quer potenciar os resultados do treino físico. Afinal, um único movimento errado pode fazer com que a massa muscular evolua de forma incorreta ou não ter um crescimento visível ou adequado aos teus objetivos.
Aliás, a maior parte das lesões provenientes de exercícios físicos acontecem, precisamente, por falta de atenção ou por exigires mais do que teu corpo do que aquilo que ele pode aguentar. Desta feita, a consciência corporal é o que te faz entender quais os músculos que deverão ser ativados para um movimento específico. Assim consegues um treino mais consciente e efetivo.
De igual modo, quando não tens dores nem estás em esforço, as tuas articulações ficam bem lubrificadas e os músculos fortalecidos. Como tal, terás boa disposição para realizar os exercícios, assim como uma melhor qualidade de vida.
Benefícios de correta consciência corporal:
· Permite atingir os teus objetivos;
· Evita gastos de energia desnecessários
E ainda…
1. Melhoria da Qualidade de Vida
Atarefadas com o quotidiano é normal ignorarmos os sinais que o corpo nos dá – e ele dá-nos tantos… Dores de costas, cansaço, dificuldade em dormir podem ser sintomas de um treino desadequado.
Por isso, quanto mais cedo perceberes o que estás a fazer de errado, mais rapidamente irás corrigir-te e remar de volta ao caminho certo.
2. Diminuição do Risco de Lesão
Ao teres uma melhor consciência corporal estás também a diminuir consideravelmente os riscos de contrair alguma lesão, tanto de trabalho quanto durante a prática de uma atividade física.
3. Melhoria da Disposição
Treinas regularmente e não tens os resultados desejados, ou sentes-te excessivamente cansado sem motivo aparente é fácil desmotivar sendo que na verdade não tem de ser assim… Se o é, é porque algo de errado se passa e não será mesmo, e simplesmente, falta de consciência corporal?
Por isso, fala com profissional e bora fazer um balanço sobre os teus treinos.