Menu Afrodisíaco: O teu dia dos namorados. Um outro sabor!
Dia dos namorados e ainda não sabes de que forma vais festejar esta data que remete à declaração de amor, troca de presentes, jantar à luz de velas. Bem, por que não aproveitar este momento complementando o cardápio romântico da noite com uma dose extra de substâncias que ajudam no metabolismo energético?
Sim, estamos a falar dos alimentos afrodisíacos que apimentam qualquer relação, trazem mais vigor e energia para a vida a dois.
Há uma lista de alimentos ricos em minerais, vitaminas e outros compostos que contribuem com o aumento de energia e sinalizações hormonais do casal.
O zinco , por exemplo, é um mineral muito indicado para a imunidade e crescimento, que também participa na síntese dos hormónios masculinos. Para incluí-lo no cardápio especial de Dia dos Namorados, a dica é optar por pratos que levam ostras, caranguejo e camarão, ou para os amantes da carne, bovinos, além de nozes e feijões.
Opções para petiscar:
Outro mineral que vale ser incluído no menu do casal, é o selénio, que tem um papel chave para a síntese de enzimas antioxidantes , além de melhorar a fertilidade, especificamente para os homens.
O selénio está presente na castanha do Pará, castanha de caju, nozes e amêndoas!
Mais energia e bem-estar para o casal:
Em relação as vitaminas, muitas têm um papel importante na circulação, como é o caso da vitamina C, encontrada nas frutas cítricas; acerola, kiwi, laranja, morango e pimentões. Já a vitamina E, também aumenta a produção de hormónios masculinos e femininos e está presente na semente de girassol e no seu óleo, nas avelãs, no óleo de milho, canola e azeite de dende.
O ácido pantotênico – vitamina B5, auxilia no equilíbrio da serotonina e dopamina, hormónios que contribuem com energia, disposição e bem-estar e pode ser encontrado na semente de girassol, cogumelos, frango e abacate.
Mais libido e mais disposição nas relações sexuais:
A pimenta vermelha é rica em um composto chamado capsaicina que acelera o metabolismo e aumenta a disposição, inclusive para a relação sexual. Já a maca peruana é indicada para aumentar o desejo sexual e a libido, além ser muito usada por mulheres para melhorar a circulação sanguínea, equilibrar os hormônios e por homens, por aumentar a produção da testosterona. Aqui não poderia faltar também o querido chocolate, que é uma ótima fonte de serotonina, responsável por trazer felicidade e bem-estar.
Agora com toda esta relação, a doutora Cristiane fez uma receita como sugestão para esta data tão especial. O camarão à baiana, que é rico em zinco, vitamina E, vitamina C e capsaicina, substâncias afrodisíacas excelentes para o Dia dos Namorados!